Claudia Raia em entrevista para UOL

Posted sábado, julho 24, 2010 by Fernanda Borge Gabriel





Em comum com Jaqueline, perua que interpreta em “Ti-Ti-Ti”, Claudia Raia tem apenas duas coisas: o bom humor e o gosto pela moda. “De resto, não temos mais nada parecido. Até porque, ela é completamente surtada!”, diverte-se Claudia, em entrevista ao UOL.



Para a atriz, a extravagante fashionista também tem um quê de criança, o que a fez buscar inspiração na própria filha, a pequena Sophia, para compor a personagem. “Roubei o jeito de falar da Sophia. O engraçado é que ela só tem sete anos de idade”, conta, aos risos.



Aos 43 anos de idade e 26 da carreira televisiva –que começou no humorístico “Viva o Gordo”– Claudia tem uma vasta coleção de personagens cômicos e dramáticos na TV. A atriz, no entanto, admite ter uma queda pela comédia. “Acho que o meu olhar para a vida é com humor. Por isso gosto tanto de fazer comédia”, justifica.




De volta às novelas em “Ti-Ti-Ti” –ela estava afastada desde “A Favorita” (2008)–, Claudia está se sentindo “completamente em casa”. Afinal, além de estar sendo dirigida por Jorge Fernando, de quem é amiga há anos, ela está contracenando com dois atores pelos quais é declaradamente apaixonada: Alexandre Borges [Jacques Leclair] e Murilo Benício [Victor Valentim].



“Já fiz par romântico com o Alexandre seis vezes na TV. Acho que tenho mais intimidade com ele do que com o Edson”, brinca ela, referindo-se ao ator Edson Celulari, com quem é casada desde 1992.


UOL – Você está no ar como a Jaqueline Maldonado, uma perua extremamente por dentro da moda. Como é a sua relação com esse universo das passarelas?
Claudia Raia – Gosto de moda e acompanho as tendências. Não como a Jaqueline, que é uma profissional do ramo, mas gosto do assunto. Acho um mundo interessantérrimo [risos]. Hoje ela é muito mais assunto do que era há 25 anos. Até para o público com menos poder aquisitivo.


UOL – Mais uma vez você tem aparecido com looks sofisticados e que realçam a sua silhueta. A que você atribui isso?
Claudia Raia – Dizem que sou um bom cabide! [risos]. Mas isso é mais ou menos, né? Quando me vi com aquela calça amarela de presidiária e com aquele cabelo em “A Favorita”, pensei: “acabou a minha carreira!” [risos]. Brincadeira! É que como gosto de moda, sempre dou minha opinião, digo o que gostaria de vestir. E as figurinistas acabam caprichando.


UOL – Você está afastada da TV desde “A Favorita”, quando contracenou com o Murilo Benício. Mais uma vez, está contracenando com ele em “Ti-Ti-Ti”. Como está sendo esse bastidor?
Claudia Raia – Maravilhoso. Ainda mais porque também contraceno com o Alexandre [Borges], com quem já fiz par romântico seis vezes na TV. É quase um contrato que tenho com ele! Acho que tenho mais intimidade com o Alexandre do que com o Edson [risos].

UOL – Mas você, às vezes, acaba encontrando mais o Alexandre do que o Edson?Claudia Raia – Ah, com certeza! Desde “Engraçadinha”, quando tinha 27 anos, a gente faz par romântico.

UOL – E você acha que essa intimidade facilita na hora de gravar?
Claudia Raia – Sem dúvida. Fazer par romântico com quem você conhece e tem afinidade é muito mais fácil. E o Murilo [Benício] é meu novo amor. Desde “A Favorita”, nós nos apaixonamos loucamente [risos]. Ele é um companheiro maravilhoso.


UOL – Por que ficou dois anos sem fazer TV? Quis dedicar mais tempo aos seus filhos?
Claudia Raia – Na verdade, estaria em “Passione”, do Silvio de Abreu. Mas, a princípio, a novela dele iria emendar com “A Favorita”. Então, quando ele pensou a história, não pensou em mim. Ao mesmo tempo, estava em turnê com o musical “Pernas Pro Ar”. E a produção era minha. Não tinha como cancelar. Então foi assim: ele não tinha o papel e eu não podia fazer. Mas a gente se ama igualmente e está tudo uma maravilha. [risos]

UOL – Mas é verdade que sua filha, a Sophia, pediu que você parasse de trabalhar um pouco?
Claudia Raia – Ela perguntou por que eu não era médica ou advogada [risos]. Aí disse que achava bacana ser médica ou advogada, mas perguntei se ela não gostava quando a mamãe aparecia na TV, quando fazia personagens bacanas, quando subia no palco. Falei: “Sophia, mamãe trabalha com sonhos! E isso é muito bacana”. Aí ela me olhou e disse: “mas, mamãe, esse sonho está virando pesadelo porque bota você longe de mim.”

UOL – E o Enzo? Como encara sua profissão?
Claudia Raia – Ele também reclama. Outro dia me perguntou: “mãe, vai emendar teatro com novela? Que coisa, hein!” [risos]. Mas eles sabem como é. Porque desde pequenos veem o pai e eu trabalhando.

UOL – Você e o Edson [Celulari] procuram se revezar nas novelas e no teatro para que possam dar atenção às crianças?
Claudia Raia – A gente até tenta fazer isso. Mas tem hora que não dá. O bom é que eles já estão maiores agora: o Enzo está com 13 anos e a Sophia com 7. Mas a gente está sempre tentando estar presente no dia a dia deles.

UOL – Você tem o apoio de alguém da família ou de uma babá para cuidar dos dois?
Claudia Raia – Claro! Sempre tem uma boa equipe por trás. [risos] Tenho uma babá, a Célia, que está comigo há 13 anos.

UOL – Além de atuar, você ainda tem de cuidar dos filhos. Sobra tempo para você? Qual é o segredo para manter essa ótima forma?
Claudia Raia – Nada demais. Me alimento direito e faço exercício físico. Ah, e sou feliz! O segredo é a felicidade, o bom humor.

UOL – Falando em bom humor, as pessoas que convivem com você dizem que você é muito engraçada. De onde vem essa veia cômica?
Claudia Raia – Acho que o meu olhar para a vida é com humor. Não sei, é um olhar específico, que a gente nasce. Acho que é por isso que a coisa da comédia está muito em mim.

UOL – Isso facilita na hora de fazer comédia?
Claudia Raia – Não tenho tanta facilidade assim! [risos]. Você não sabe o quanto é difícil fazer comédia. É que faço há muito tempo. Isso não significa que tenha tanta facilidade. Ao contrário. Quanto mais você faz, mais crítica você fica e mais difícil é você fazer um personagem de comédia verossímil.
"Outro dia o Enzo me perguntou: 'mãe, vai emendar teatro com novela? Que coisa, hein!'[risos]"

UOL – Você disse que a Jaqueline é a personagem mais surtada que já interpretou até hoje. Por quê?
Claudia Raia – Ela é uma mulher que tem que ser internada num hospício, ficar numa camisa de força. E não é porque ela faz tipo não. É porque ela é doida mesmo [risos]. Uma mulher que foi cantora de rock, que bebe, já foi presa, já pichou o muro da cidade inteira. É uma louca. Andava nua na lua-de-mel com o marido em Ubatuba. Foi presa por nudismo. Ela come ovo colorido no boteco da Augusta. É um tipo de mulher que não tem limite para nada, que não tem filtro. É uma adolescente. Parece um moleque de rua [risos].

UOL – Você costuma criar trejeitos ou gestos para as suas personagens? Criou algo para a Jaqueline?
Claudia Raia – Às vezes, os trejeitos vêm no texto. Outras vezes, o diretor te dá. Dessa vez, tem uma coisa que imito a Sophia, minha filha, fazendo. É uma coisa meio sem paciência. E ela tem sete anos de idade! [risos] É uma coisa que ela faz que é: “ah, mãe!” [faz uma cara de quem está de saco cheio]. Botei isso na Jaqueline. Só que ficou: “ah, disgusting!”. Até porque, a Jaqueline fala muitas palavras em inglês e francês.

UOL – Você é muita amiga do Jorge Fernando, diretor da novela. Foi por saber que ele dirigiria “Ti-Ti-Ti” que você aceitou estar na novela?
Claudia Raia – Faço tudo o que o Jorginho quer. Até faxina e batizado de boneca se ele me convidar [risos]. Para ele e para o Sílvio de Abreu faço qualquer negócio. Porque sei que eles são pessoas que me amam de verdade. Se estão me chamando para um trabalho é porque vão me dar uma coisa muito legal. Não preciso nem ler a sinopse. Mas, nesse caso, também achei a personagem um primor, um ouro.

Fonte: Uol Entrevistas

0 comentários:

Postar um comentário