Espetáculo Itinerante

Posted domingo, fevereiro 28, 2010 by Fernanda Borge Gabriel


montagem de "Pernas pro Ar"
“Pernas pro ar” não é um espetáculo como qualquer outro estrelado por Claudia Raia. Apesar de a superprodução ter tido um gasto estimado em mais de R$ 2 milhões, a ideia do projeto é popularizar o musical com preços mais baratos e levá-lo para lugares inusitados. No dia 7 de fevereiro, Claudia leva seu espetáculo para a Quinta da Boa Vista, no Rio, onde será apresentado de graça para cerca de seis mil pessoas. Em Belém, a atriz leva a peça para o ar livre, onde será encenada em frente ao Rio Negro.

Em cada cidade que o espetáculo passar, Raia fará um workshop com grupos de teatro locais para explicar todo o processo de montagem de um musical: a preparação vocal, o ensaio das coreografias, as leituras do texto, a escolha dos figurinos, como foi feita a direção, entre outros detalhes. Na apresentação no Rio de Janeiro, estavam presentes os grupos “Palco Social”, “Nós do Morro” e “Cia Teatro Tumulto”. Cacá Carvalho, diretor do espetáculo, diz que o objetivo da palestra é mostrar o quão complexo e divertido é montar um musical no Brasil: “É como abrir a casa para os outros verem antes de ela estar arrumada. Se a gente conseguir estimular uma ou duas pessoas a investirem no gênero, já estamos satisfeitos. Esse é um ato muito generoso da Claudia.”

A atriz Flávia dos Prazeres, 22 anos, afirma que gostou da oportunidade de trocar experiência com outros profissionais da área, além de se inspirar para os próximos projetos do “Nós do Morro”: “Me surpreendi com a simplicidade da Claudia e percebi que o teatro só da certo com a união de todos os envolvidos”.

Já a atriz e bailarina Cláudia Leopoldo, 27, nunca teve a oportunidade de ver um musical tão de perto e, mesmo fazendo parte de uma realidade diferente das superproduções, ela sentiu-se no mesmo nível de todos os outros profissionais. E o ator Paulo Rasta, da “Cia de Teatro Tumulto”, sentiu-se frustrado por não poder montar um espetáculo grandioso por falta de patrocínio. Integrante do grupo de teatro da CUFA, na Cidade de Deus, ele diz que gostaria de ter vivenciado as etapas da montagem junto com Claudia: “Seria mais interessante participar do processo criativo do quer vê-lo pronto”.

Fonte: A Gente se Vê no Teatro(Rede Globo)

0 comentários:

Postar um comentário