Claudia Raia vê a atrapalhada Jaqueline de "Ti Ti Ti" como um dos papéis mais difíceis de sua carreira

Posted domingo, fevereiro 20, 2011 by Fernanda Borge Gabriel


Cláudia Raia não para. Dona de gestos largos, a intérprete da inconsequente Jaqueline, de "Ti-Ti-Ti", parece viver em ritmo frenético depois que aceitou interpretar a fashionista do remake de Maria Adelaide Amaral. Ela fala prestando atenção em tudo ao seu redor. Mas, principalmente, em suas próprias cenas, em destaque na tevê. "Eu trabalho muito. Às vezes gravo em duas externas e estúdios diferentes do Projac. Mas, quando vejo no ar e percebo o equilíbrio e a harmonia, fico em estado de graça", suspira ela, que jura ter nas mãos um dos papéis mais difíceis de uma longa carreira de 26 anos em novelas.

Cláudia já sabe que seu próximo papel na televisão também será de humor. Ela já foi reservada para a adaptação que Sílvio de Abreu fará no texto de "Guerra dos Sexos", prevista para estrear em 2012, no mesmo horário de "Ti-Ti-Ti". "Grudei nas sete horas e nos remakes. O Tony Ramos e a Irene Ravache farão os personagens que foram do Paulo Autran e da Fernanda Montenegro. Já eu e o Reynaldo Gianecchini faremos os que Tarcísio Meira e Glória Menezes interpretaram", adianta.

Você não faz um papel cômico na tevê há cinco anos, desde "Belíssima". Como foi esse retorno?

Foi fascinante ganhar esse papel. Com certeza é um dos melhores da minha carreira. Mas não foi tão fácil como muitos pensam. O Jorge Fernando (diretor) quer fazer da Jaqueline aquela prima que todo mundo quer ter. Dessas que se vestem de maneira diferente, que são "pra frente", que têm coragem de fazer coisas ousadas, falam o que pensam, são modernas... Só que tudo isso fez com que ela virasse uma péssima mãe, uma mulher inadequada ao extremo. E todo mundo adora!

O que o público costuma comentar?

Ouço muitas brincadeiras e elogios. Fico feliz porque acho que nenhuma novela que eu fiz tinha essa identificação popular tão forte. A ponto das pessoas saberem frases e coisas da personagem e repetirem o tempo todo. "A Favorita", por exemplo, foi um sucesso estrondoso, mas era diferente. "Ti-Ti-Ti" é uma comédia e isso também ajuda a aproximar os telespectadores da gente.

Você disse que o público repete algumas coisas nas ruas. Você se inspirou em alguém na hora de criar o jeito de falar da Jaqueline?

Sim, e acho muito inusitado dizer isso. Na verdade, eu me inspirei na minha própria filha, a Sophia. Eu imito um pouco o jeitinho dela porque acho que é engraçado.

O humor mudou muito nos últimos anos. É mais difícil fazer rir hoje?

Eu acho bem mais complicado. Perdemos um pouco a liberdade do lúdico, do sonho, a licença poética mesmo. Acaba ficando tudo muito limitado. A gente não pode pegar uma bebida, fazer uma bêbada, aparecer fumando. Tudo bem, é importante saber dosar, até porque sabemos que existem crianças assistindo. Mas acho que certas situações poderiam e deveriam ser repensadas. Acho que isso ajuda a afastar as pessoas da televisão em geral. Ajuda a diminuir a audiência.

A audiência é uma preocupação para vocês?

Antes, aqui na Globo, a gente tinha o Boni. Ele dizia: "vocês fazem o artístico. Do Ibope, cuido eu". Algo que, na minha opinião, está certo. Era ele quem tinha de saber como lançar uma novela. E, se não desse certo, como relançá-la. Havia um desespero na emissora até pouco tempo atrás a respeito disso. Quando não dava certo na primeira semana, faziam um grupo de discussão. O público nem sabia direito a função dos personagens nas tramas e ainda estava de luto da outra novela. Sim, porque há um luto. Seja para não virar refém ou por rejeitar mesmo o término da anterior. É como marido novo com os filhos: você vai se acostumando com aquilo aos poucos. Essa adaptação, em algum momento aqui da Globo, ficou histérica. Mas, de dois anos para cá, se acalmou. Acho que um pouco pelo que aconteceu com "A Favorita".

Mas "A Favorita" foi relançada...

Não houve um relançamento ali. O João, depois de dois meses, virou o jogo. Uma atitude genial, na minha visão. Quem estava ali, no olho do furacão, como eu e a Patrícia Pillar, já sabia. Mas o público nem imaginava que aquilo pudesse acontecer. Revelar a mocinha e a vilã no capítulo 50 foi algo inédito na tevê. E a novela era verborrágica, não tinha glamour nenhum. Tinha era muito texto. Até a cárie da pessoa você conseguia ver no vídeo! Eram 100, 120 laudas por semana para decorar.

Como você costuma decorar seus textos?

Desde "A Favorita", eu trabalho com a Rosana Garcia. Ela é minha "coach", está sempre do meu lado para me ajudar. E não só para isso. É importante ter um profissional bom do lado para dar uma direção, fazer você enxergar onde está além da conta, onde pode colocar uma carga a mais de humor ou drama.

Você mesma se intitula uma "mulher superlativa", alguns tons acima da maior parte das atrizes. Isso atrapalha na hora de entrar em cena em um papel cômico, como a Jaqueline?

É mais difícil controlar na comédia, mas já tenho uma base artística. No teatro, em "Sweet Charity", precisei de um trabalho de corpo enorme que emprestava a imagem de uma mulher mais baixa. Nunca alguém da minha altura conseguiu pegar aquela personagem. Mas representar é isso mesmo, é pegar um papel que não tem nada a ver com o seu perfil e se sair bem. Ou que tem tudo a ver com você e conseguir dar uma cara nova, mostrar que é uma interpretação, e não mera reprodução da realidade.

Com tantas características fortes, acha que alguns autores e diretores têm medo de escalar você para papéis mais naturalistas? Você nunca trabalhou com o Dennis Carvalho, com o Gilberto Braga, o Manoel Carlos...

Não acho. Vide "A Favorita". Não era um papel para o qual me escalariam normalmente. O Ricardo Waddington não é um diretor que tenha o meu perfil. Brinco com ele: "Por que você tem mania de mim se eu não faço parte da sua turma?". Eu não sou uma atriz que seja a cara do Ricardo, mas ele sempre pensa em mim em papéis diferentes. "A Favorita" mostra isso perfeitamente. Aquele papel, aparentemente, não era para mim. Mas "Torre de Babel" também não. Lembro que eu fiz um trabalho limpo, sem gestos. Ela era tão sem nada na cara, tão robótica... E eu sou uma mulher muito física. Tirei tudo, até o cabelo. A Ângela era uma mulher que quase não se mexia. Conversei na época com o Edson (Celulari, ex-marido) em casa e ele achou que era perigoso. Era um caminho que, se eu errasse, iria errar feio. Acabou virando uma psicopata, coisa que ela nem era na sinopse.

Em "A Favorita", você teve receio de não emplacar como mocinha?

Na época, o João Emanuel falou para mim: "se eu errar na Donatela e você errar na Donatela, pelo amor de Deus, aí é porque eu errei a novela". Eu acho que muitas pessoas encaram a atuação na tevê como algo que pode ou tem de ser superficial. Mas eu não. O trabalho elaborado, estudado, pensado, analisado a cada dia profundamente em seus melhores momentos faz a diferença. Acho que há muitos jovens e até atores mais experientes que acham que televisão é vem, faz e pronto. Claro que, com 35 cenas por dia, não dá para acertar em tudo. Mas, se você vem preparado, estudado, você consegue acertar uns 70%.

Início no humor

Cláudia Raia começou na tevê trabalhando com Jô Soares no programa "Viva o Gordo", mas foi como atriz de novelas que se tornou conhecida. Principalmente depois que interpretou a expansiva Tancinha em "Sassaricando", em 1987. Tanto que a personagem serviu para que a atriz fosse convidada para integrar o elenco do humorístico "TV Pirata", um dos maiores sucessos do gênero no Brasil. "O time de atores era excelente. É difícil juntar tanta gente boa de novo para um programa como aquele", valoriza ela, que deixou o elenco em 1990, direto para a novela "Rainha da Sucata", onde encarnou a "bailarina da coxa grossa" Adriana.
Foi em 1992 que Cláudia ganhou sua primeira protagonista, quando Sílvio de Abreu escreveu "Deus nos Acuda". Na história, interpretava a trambiqueira Maria Escandalosa. Foi a quarta vez que a atriz trabalhou em uma obra do autor, que também escreveu "Cambalacho", "Sassaricando" e "Rainha da Sucata". De lá para cá, os dois já trabalharam juntos em "Torre de Babel", "As Filhas da Mãe" e "Belíssima". "O Sílvio me deu papéis incríveis. O que ele quiser que eu faça, digo sim", exagera.

Aparências que enganam

A maturidade foi impressa em Cláudia Raia na tevê desde cedo. A atriz começou a interpretar personagens mais velhos que ela em 1995, quando foi a escolhida para o papel de protagonista da minissérie "Engraçadinha... Seus Amores e seus Pecados", na Globo. Na época, ficou decidido que Cláudia ficaria com a segunda fase da personagem apimentada de Nelson Rodrigues, enquanto caberia a Alessandra Negrini desempenhar a função na primeira. Mas a diferença de idade entre as duas é de menos de quatro anos. Alessandra nasceu em agosto de 1970 e Cláudia, em dezembro de 1966. "Hoje eu teria a idade perfeita para aquele trabalho", analisa.
Hoje, Cláudia se diverte com essa situação. E encara numa boa a idade avançada dos filhos de suas personagens recentes. Em "Belíssima", ela interpretava a mãe de Giovanna, papel de Paola Oliveira. Já em "A Favorita", Donatela descobria que seu filho desaparecido era Halley, vivido por Cauã Reymond. "Costumo dizer que daqui a pouco eu vou fazer a avó da Regina Duarte", brinca ela, que aponta um fato curioso em sua trajetória. "Acho engraçado lembrar que eu fiz a mãe do Carmo Dalla Vecchia em Engraçadinha e, 13 anos depois, fizemos par romântico em A Favorita", afirma.

0 comentários:

Postar um comentário